23.12.04

Os penalties e o fora-de-jogo

A RTP insistiu em não mostrar repetição dos penalties do Benfica-Oliveirense no Telejornal desta noite. E eu, como não conheço a Judite de Sousa, que estava a apresentar o jornal, nem tenho nenhuma cunha na RTP, deixei andar. À vista desarmada, não me pareceu que qualquer dos penalties fosse tão claramente inexistente como faziam crer os relatos de ontem. Tive alguma dúvidas no terceiro, mas como não houve repetições, estou à espera de ver o que se passou realmente.
Independentemente disto, o que importa dizer na comunicação social é que o Benfica foi favorecido por uma série de penalties mal marcados e que, se fosse preciso, o árbitro passava a noite toda naquilo. Grande clamor, foi um roubo de igreja, uma gatunice sem fim. Clamor idêntico, porém, já não vi no golo em nítido fora-de-jogo que evitou a derrota do Porto na Madeira e lhe entregou a liderança do campeonato. Foi por ser de quem foi ou por ter sido só um? Espanta-me que os comentadores da televisão não tenham dado largas à indignação, como os seus colegas da Antena 1 no jogo da Luz, por o Porto estar a ser levado ao colo. Mas, enfim... acho que isso era algo que destoaria demasiado do panorama desportivo a que estamos habituados nas televisões.

4 Comments:

At 1:28 da tarde, Blogger Magnolia said...

Incrível, a isenção ou imparcialidade jornalística... quer dizer, é mais a falta dela! Quando eu ouço o senhor Jorge Perestrelo a dizer em directo coisas como "agora que só faltam 2 minutos para acabar o jogo, se o Benfica fosse uma equipa digna e quisesse homenagear o Oliveirense, deixava de atacar" !!!!!!?????!!! E como ele gritou o primeiro golo do Oliveirense? E como os comentários depois do 3-1 passaram a ser menos efusivos? Até parecia que estava a relatar um funeral... Pois é, pois é... O Vitória de Setúbal também vinha à Luz ganhar a liderança do campeonato, não era? Que chatice, levaram 4!

 
At 4:01 da tarde, Blogger aL said...

é td mm merda, lamps e trips beneficiados.. e eles la empataram na madeira e foram campeoes de inverno (retiraram o titulo de campeao das 10 primeiras jornadas ao SLB que n revalidou :P ).

quanto ao relato na TSF imagino que, mesmo insconscientemente, se acabe por gritar mais o golo de uma equipa amadora no maior estádio de portugal do que o golo do dono do estádio, profissionais, contra amadores.

e não vejo os lamps a falar dos comentários da TVI, esses sim, verdadeiramente vergonhosos!! pq n falam deles?!?! o relatador qd slb marcou 1golo no outro dia gritou: "ALELUIA!". ridiculo! ah.. e mostraram o penaltie cometido pelo sokota qs no final do jogo c penafiel nakele programa espécie de domingo desportivo? Claro que nao. a mafia continua!

 
At 7:23 da tarde, Blogger Magnolia said...

Eu não me lembro de ouvir nenhum comentário favorável ao Benfica, nem na TVI nem em lado nenhum (SportTv então, é de bradar aos céus, uma imparcialidade louca... ahã...), muito pelo contrário, somos todos uns coxos, não valemos nada, mas tudo bem.
Fiquei a saber que a Rádio Renascença até tem um núcleo do Sporting... muito imparciais, também... mas tudo bem.

 
At 9:58 da tarde, Blogger NrowS said...

Eu admito aqui que ouvi um comentário favorável ao Benfica - aliás, não foi bem comentário, foi mais uma exclamação bem audível de golo, vinda do José Carlos Soares, com o microfone aberto, no relato da Antena 1. Mas esse é benfiquista assumido, claro! Até apresentou a festa do último jogo na antiga Luz.

Não ouvi essa coisa da TVI de que falas, Larguesa, mas já os ouvi muitas vezes quase a rezar para que adversários do Benfica marcassem um golo. Nos últimos três ou quatro jogos, então, foi quase uma constante.
Essa ideia de que o golo do clube pequeno será o mais gritado pelos relatadores não me convence. Há imparcialidade ou não? Deveria haver, obviamente, mas já notei que nem todos os golos são cantados da mesma forma e com a mesma energia.

 

Enviar um comentário

<< Home