13.2.05

O Braga-Benfica

Pois é... já começo a ficar irritado com as idas ao futebol. E irritado é só para ser brando! Eu explico: Maio, SLB-Leiria, 0-0; Agosto, Braga-SLB, 1-1; Setembro, SLB-Braga, 0-0; hoje, Braga-SLB, 0-0! Mas que é isto?!? Sempre que vou ao estádio empatamos? E por três vezes dei dinheiro para vir a seco? Mau mau mau... :p :) Por esta lógica, só tenho pena de não ter ido ver o SLB-porcos (que até estava para ir...); é que 0-0 sempre era melhor que 0-1. :p

Bem, mas vamos ao jogo. Sem ter ainda visto qualquer imagem da TV, os meus destaques positivos vão para Alcides, Manuel Fernandes e Petit. Sim, eu sei que já muita gente disse que o Petit não jogou nada e não posso discordar porque talvez tenham tido outra visão que eu não tive. Mas eu vi-o correr muito, lutar sempre pela bola e desarmar muitos adversários. Talvez tenha visto mal ou não tenha visto tudo, mas gostei.
O Alcides entrou nervoso. Complicou o primeiro lance que teve e mostrou insegurança. Mas, na segunda parte, a coisa mudou muito de figura! Que senhor defesa ali estava. O homem ganhou confiança e começou a encher aquela zona toda. Muito boa exibição.
O Manuel Fernandes... bem! Foi o Manuel Fernandes! Excelentes recuperações, grandes passes, pôs a cabeça em água àquele meio-campo do Braga. Segurem o rapaz no Benfica, é de jogadores destes que precisamos para reerguer o clube e a mística. Excelente atitude.

Queria fazer duas observações a Simão e Nuno Assis. O primeiro esteve longe de fazer um grande jogo. Foi peça importante no ataque, mas acabava sempre por entregar mal a bola ou perdê-la quando tentava passar pelo Abel. Ainda assim, não posso dizer que jogou mal. Acho que o Simão não sabe fazer isso.
O Nuno Assis teve muito do jogo do Benfica nos pés, mas acho que nem sempre conseguiu dar-lhe o ritmo que se exigia. Por duas ou três vezes o vi procurar opções rebuscadas em detrimento das simples e, noutras tantas ocasiões, reteve a bola muito tempo, não a fazendo circular com a rapidez necessária. Ainda assim, bom jogo, especialmente na primeira meia-hora, período em que criou muitas jogadas de perigo na esquerda, enquanto Simão teve forças para correr e combinar com o número 15. Tem tudo para ser o maestro que faltava.

Para o fim, fica o negativo. Não gostei do João Pereira. Não acho que, no geral, tenha tido um balanço negativo, mas só porque conseguiu, na seguda parte, fazer algumas arrancadas pela direita, levando o jogo para a frente. Na primeira parte limitou-se a defender e muitas vezes mal. Quando "levou" com o Cesinha pela frente, viu-se o porquê de não ser defesa. Estranhamente, o Braga não explorou a fundo essa potencial vantagem.
Não gostei, também, do Nuno Gomes. Mexe-se muito, é um facto, mas deixa a ideia que se mexe até demais, não estando onde é preciso por estar à procura do jogo noutras zonas. Pessoalmente, acho que não serve para ponta-de-lança isolado no Benfica. Não faz golos e o clube não pode viver com isso. É preciso um homem mais directo, com sentido de baliza, que tente alcançar o golo sem floreados. Um matador, portanto. E a irritação depois de ser substuituído não abona muito em seu favor.
Finalmente, não fiquei muito satisfeito com a entrada de Bruno Aguiar. Acho que o jogador não trouxe nada à equipa e um ponta-de-lança era mais necessário naquela fase, em que o Benfica tinha mesmo de marcar se queria a vitória. Trapattoni não soube ser audaz e a sorte não o protegeu. Não embarco em ondas de lenços brancos, até porque vamos em primeiro, mesmo que à condição, mas acho que os dirigentes do clube deveriam começar a pensar noutro nome para orientar a equipa na próxima época. Num ano "normal", este Benfica não estaria no lugar onde está hoje.

Gostei da moldura benfiquista nas bancadas. Parolos, labregos ou mouros, a verdade é que tomámos conta do estádio e os "braguistas" nunca conseguiram ser superiores. Excelente.

3 Comments:

At 12:25 da manhã, Blogger aL said...

é interessante teres conseguido ver algo de positivo no jogo.. tanto de um lado como no outro;p triste espectáculo, limitaram-se a dar uns chutos numa bolita durant 90min.

quanto aos braguistas, percebo-os! mas não sao eles que vao mudar algo, n podem exigir q eu deixe d puxar pelo meu clube do coraçao so pq o clube do sitio ond moro ta bem posicionado! mas isto sou eu..

Trapatonni p mts e bons anos na Luz! :D

 
At 12:49 da manhã, Blogger NrowS said...

Houve alguma coisita de positivo... o jogo até foi emotivo, apesar de nem sempre ter sido bem jogado. Os últimos minutos foram um stress!:p

A minha opinião quanto ao clube da terra é a mesma. Lá porque estão a fazer uma grande época, pensam que já são efectivamente grandes... é diferente.

Não quereis o Trap aí para Alvalade? É que, apesar dos 5, o Peseiro também anda sempre na corda bamba...

 
At 1:58 da tarde, Blogger Magnolia said...

Conselho de gaja: QUE TAL VERES OS JOGOS EM CASA???
Eu sei que o xôr Tó está ali mortinho para ler os meus imparciais comentários futebolísticos, eu sei, mas agora não me apetece... Tenho de ir lavar os tremoços para mais logo. Xôr Nró, toca a mexer, há muito barril para acartar...

 

Enviar um comentário

<< Home