7.3.05

E lá ganhámos...

Foi suadinho, mas colámos na frente outra vez e evitámos um fosso que, a criar-se, poderia ter sido o princípio do fim. Faltam, agora, 10 jornadas para que a época acabe e qualquer erro que se possa cometer trará preocupações acrescidas, não porque qualquer outra equipa não possa perder também alguns pontos, mas porque já há pouco tempo para que isso aconteça. O Benfica segurou o primeiro lugar e continua perfilado como candidato ao título e mais sério aspirante à dobradinha, já que o Boavista passou a estar a quatro pontos de distância.

Mas vamos ao jogo de hoje. O futebol do Benfica, apesar dos que dizem que nunca foi melhor, continua a não me convencer. Há demasiado desacerto, demasiada insegurança e uma crise de personalidade gritante. Tirando três ou quatro jogadores, que já são presenças habituais nesta ressalva, a equipa parece-se um pouco com uma barata tonta, escarafunchando aqui, lutando acolá, mas sempre sem o esclarecimento necessário para produzir uma exibição sólida e categórica.
O desafio da Choupana não foi excepção. É certo que a equipa se mostrou sempre mais dominadora, mais próxima do golo e que criou mais ocasiões de golo do que o habitual, mas faltou qualquer coisa que impedisse a exibição de se afundar na mediocridade a que nos tem habituado.
Para isto, muito terão contribuído os últimos 20/30 minutos, nos quais o Nacional sacudiu a pressão, abriu espaços e começou a chegar à baliza de Quim com mais perigo. Tanto que, numa dessas vezes, o guarda-redes acabou mesmo por falhar a bola e ceder um penalty que teve tanto de desnecessário como de abençoado. É que se Quim o criou, Adriano o falhou e isso caiu ao Benfica como um tónico para os poucos minutos que faltavam, onde o perigo que o Nacional até aí criava acabou por esmorecer.
Concordo, pois, com o treinador do Nacional, que classifica o penalty falhado como o momento-chave do encontro. Tivesse a bola entrado e dificilmente - digou eu - o Benfica se levantaria de novo. Felizmente não entrou e a cabeçada de Nuno Gomes acabou por valer uma vitória que mata o terceiro borrego consecutivo - Beira-Mar e Dragão foram os anteriores.

Queria ainda deixar duas notas ligadas a este jogo:
1 - O Benfica atravessa um período difícil em termos de ataque. Nuno Gomes não se dá sozinho (e acaba de se lesionar), Karadas tem força e dedicação mas é traído pela técnica, Mantorras continua a braços com a lesão de sempre e Delibasic... bem, estará ainda no plantel? A somar a isto, note-se que as exibições dos dois primeiros nem sempre se pautam pela qualidade que todos esperamos. O mais curioso de tudo é que o clube se dá ao luxo de ter na equipa B um internacional croata que, este fim-de-semana, marcou apenas quatro golos no jogo em que participou. Obviamente pouco para chegar à equipa principal. Já aqui falei deste assunto e mantenho a opinião. Além de uma enorme falta de seriedade e ética para com o jogador, os responsáveis do Benfica estão também a prejudicar a equipa principal. Que gestão é esta, senhores?

2 - Não duvido, por um momento, que Quim tenha derrubado o jogador do Nacional. Não duvido que o penalty tenha sido bem assinalado. Mas não posso fugir à verdade. E a verdade é que eu não vejo a infracção como deve ser e, segundo penso saber, mais ninguém a vê. Isto acontece porque Quim tem o corpo entre as câmaras e os pés do nacionalista, impedindo a captação de qualquer imagem completamente esclarecedora sobre o que se passou. Não entendo, por isso, que os iluminados comentadores da SportTv e os senhores ex-árbitros que formam o tribunal d'O Jogo afirmem categoricamente que «há grande penalidade, sem qualquer sombra de dúvidas». Como o dizem? Porque o dizem? Há imagens que a SportTv não mostra ou há falta de honestidade para com espectadores e leitores, querendo estes senhores levar-nos a crer em algo que efectivamente não vimos? Lamentável, este tipo de atitudes.
No entanto, repito: não duvido que o Quim tenha derrubado o jogador do Nacional e, no lugar do árbitro, teria também marcado penalty. Mas que não vi claramente as coisas, isso não.