19.5.05

João Manuel (1967-2005)



João Manuel foi ontem vencido pela doença que o consumiu durante os últimos meses. O óbito ocorreu no Hospital de Nª Srª da Oliveira, em Guimarães, pelas 11,15 horas de ontem, pondo termo à vida de um futebolista de 37 anos que deixa um filho de apenas sete. O ex-jogador foi um exemplo de persistência, lutando contra a esclerose múltipla enquanto as forças lho permitiram. Mas foi também um terrível exemplo de quão frágil a vida humana de facto é. No início da época, em Agosto, João Manuel alinhou pelo Moreirense frente ao Vitória de Guimarães e, uma semana depois, cumpriu aquele que muitos dizem ter sido um sonho do próprio: jogar na imponente nova Luz. Quando o árbitro apitou para o final da partida, a carreira de João Manuel tinha terminado, sem que ninguém ainda o soubesse.
Em Outubro, foi-lhe diagnosticada esclerose múltipla, após terem surgido os primeiros sintomas de descontrolo nervoso. A doença evoluiu de forma galopante, roubando a João Manuel grande parte das capacidades de andar, falar e controlar os movimentos. Em Março, visivelmente debilitado, foi recebido por Jorge Sampaio na residência oficial do Presidente, que o distinguiu com o Prémio Carreira, do Sindicato dos Jogadores. Foi a última aparição pública do ex-jogador. Segundo o JN, uma pneumonia agravou o seu estado de saúde nos últimos dias, acabando por se tornar num obstáculo inultrapassável.
Esta situação faz-nos pensar. Quem pode, em consciência, dizer que está bem e fazer planos para o futuro próximo com grandes certezas? A vida não pára, é claro, mas está bem à vista que não precisa de muito para acabar. Que descanse em paz.