31.5.07

Os negócios dos outros

O Sporting terá encaixado 25,5 milhões de euros com a venda de Nani. O Porto, por Anderson, terá recebido sensivelmente o mesmo, 26 milhões.
E o Benfica? O Benfica, até ver, está a garantir óptimos reforços a custo zero. Luisão, por exemplo, que garante não querer sair. Simão, que também ainda não deu sinais de mudar de ares, apesar do eterno interesse do Liverpool. É certo que os cofres do Benfica podem não estar a engordar neste defeso, mas o valor do plantel mantém-se intocado. E se Zoro tiver a qualidade que se espera de um central que actuou em Itália, penso que esse valor terá mesmo aumentado.
São, portanto, formas diferentes de gerir as equipas. Enquanto que Porto e Sporting podem usar o dinheiro para investir em "promessas" e "vedetas", o Benfica parece mais interessado em consolidar um grupo que já se conhece e tem vindo a trabalhar junto, na sua maioria, há já alguns anos. E basta pôr os olhos no maior comprador do dia - o Manchester United, precisamente -, para percebermos quão importante pode ser a aposta na continuidade.
Apoio este tipo de gestão. Luís Filipe Vieira está, até agora, a cumprir com a ideia do Benfica "comprador" e não "vendedor". Claro que não se pode exigir fundamentalismo a estas palavras. Há gente que está a mais no plantel, gente que pouco ou nada acrescentou ao valor da equipa e que pode sair, em nome da saúde financeira do clube e da perspectiva de dar oportunidades a jogadores mais influentes ou a jovens que vêm trabalhado na equipa de júniores.
Venda-se quem se pode - quem se deve - vender, segure-se quem carrega a equipa em cada jogo e compre-se quem falta para colmatar as lacunas. Zoro já chegou, a questão dos centrais poderá estar, por agora, resolvida, já que passaram a ser quatro os que temos no plantel. Venha um lateral direito, para que haja alternativa ao Nélson e para fazer ver precisamente a este que, para ter lugar no onze, não basta marcar presença no treino. E venha um goleador à moda antiga, que seja capaz de manter altos níveis de rendimento durante a maior parte da época, principalmente em número de bolas no fundo da rede adversária. Com mais dois verdadeiros reforços nestas posições, o Benfica tem tudo para, na próxima época, marcar a diferença para os rivais, depois de uma época com um final tão equilibrado.

1 Comments:

At 4:16 da tarde, Blogger António Pista said...

Se puderes adicionar o meu blog à tua barra de links benfiquistas, agradecia:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Obrigado!
Saudações Benfiquistas!

 

Enviar um comentário

<< Home