31.1.05

O Porto-Braga

Antes de mais, peço desculpa pela ausência. O tempo tem sido limitado pelos exames e a paciência também. Nem sempre tenho tido disposição para falar sobre o que quero, e tem havido muito para dizer, ultimamente. Desde o último post, o Benfica goleou o Boavista, foi humilhado pelo Beira-Mar, eliminou o Sporting da Taça (hehehe!) e ganhou com calma ao Moreirense, em Guimarães. Muito gozo me deu o jogo com os leões, apesar de ter sofrido do princípio ao fim e de a equipa não ter jogado muito...

Mas hoje arranjei um tempo para falar de outro jogo: o Porto-Braga desta noite. Há muito que não via o Porto encostado às cordas. Há ainda mais tempo não via o Porto, livre desse encosto, ser uma equipa inconsequente e desorganizada. Aconteceu hoje.
O Braga foi superior, sem sobra de dúvida. Dominou a partida durante a maior parte do tempo e, apesar de ter passado um mau bocado no início da segunda parte, não perdeu a compostura e sacudiu a pressão com mais um golo. Excelente jogo dos bracarenses que, a jogar assim, arriscam-se a acabar a época em primeiro - ou, pelo menos, a garantir bilhete para a Liga dos Campeões.
Mas gostava de lembrar dois ou três casos do jogo que me pareceram importantes:

1. Pedro Emanuel dá uma violenta cotovelada - cheia de intenção - num jogador do Braga e sai impune. Como se toleram estas atitudes? Ainda por cima, nas barbas de um árbitro-assistente. O Porto está a fazer disto o pão-nosso-de-cada-dia e arrisca-se a ser campeão de processos sumaríssimos. Espero que a Liga tenha mão pesada para este caso, mais uma vez.

2. Seitaridis teve uma entrada duríssima às pernas de João Alves, que caiu desamparado e podia ter-se magoado a sério. Como é que o grego leva apenas um amarelo? Espantoso...

3. Quaresma insulta o árbitro repetidamente, mandando-o "para o car***o" várias vezes em poucos segundos. Fica em campo e não vê cartão.

4. Maniche, acabado de entrar, faz uma falta a meio-campo e protesta de forma veemente com Bruno Paixão. Cartão ficou no bolso. Alguns minutos mais tarde, entra às pernas de Cesinha, sem intenção de jogar a bola, e vê vermelho directo. De cabeça perdida, agride o árbitro com uma cabeçada no ombro. Mais um "sumaríssimo"?

Impressiona-me, de facto, que uma equipa aja com tanta indisciplina dentro de campo e que o clube assista passivamente a essas atitudes. O Porto tornou-se num clube movido pelo ódio e pela violência. Quando os adeptos agridem os próprios jogadores, está tudo dito...

Finalmente, referência para o Braga-Benfica, daqui a 15 dias. Se o Braga ganhar, quase arrisco dizer que fica a faltar ganhar ao Sporting (em casa) para pôr uma mão no título - isto, claro, se não perder em Guimarães já na próxima jornada. Se o Benfica ganhar, a discussão vai continuar aberta e acho que teremos incerteza até ao fim. Uma coisa é certa: eu vou lá estar (se os bilhetes não forem a 25 euros...)

15.1.05

Porquê?

Não acho que Sokota merecesse isto. Porque razão está a direcção do Benfica a tratar assim um jogador que nunca fez mal ao clube?

Reforços

André Luiz assinou pelo Benfica até 2008. O defesa central brasileiro transfere-se para a Luz a custo zero, uma vez que a sua ligação ao Santos tinha acabado em Dezembro.
Com esta nova aquisição, o Benfica começa a restruturar a defesa, sector que pode ficar sem Argel, a curto prazo, e Luisão, cuja saída no final da época é uma possibilidade já falada por diversas vezes.

No campo das incertezas permanece Nuno Assis. Depois de ter sido dado como certo, as negociações encontram-se paradas, sendo retomadas na próxima semana, segundo adianta o Record. O Jogo, porém, faz uma descrição pormenorizada do negócio, escrevendo que o médio irá assinar na segunda-feira, sendo apresentado na terça.
No entanto, o Benfica procura outras soluções para o meio-campo. Kleberson é uma hipótese que surgiu nas últimas horas. O jogador parece não fazer parte dos planos de Ferguson para o resto da época e o Manchester United procura vendê-lo. um empréstimo parece posto de parte, o que poderá dificultar a vida ao Benfica. A notícia é dada pelo Record.

Finalmente, outra possibilidade de negócio para os lados da Luz pode envolver Roger e Magrão. O Palmeiras gostaria de contar com o brasileiro do Benfica, estando disposto a oferecer Magrão e algum dinheiro. Magrão, escreve A Bola, é um avançado, mas o site do Palmeiras coloca o jogador no lote de médios do seu plantel.

14.1.05

Desforra (?)


Benfica e Sporting voltam a encontrar-se já este mês. O palco será o Estádio da Luz e, desta vez, o jogo conta para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Espera-se um desfecho diferente do de há uma semana.
Notícia e sorteio completo.

Como??

Três sites americanos escrevem, a propósito da transferência de Maxi López, que Roman Abramovich é dono do Benfica. Não é um, são três! Estão todos enganados ou...?

El Nuevo Herald
Olé
TV Azteca

13.1.05

Parece que é desta

Nuno Assis vai reforçar o plantel do Benfica. A notícia é avançada no site d'A Bola, que dá como certa a assinatura de um contrato de três anos e meio.
Apesar de não ser um jogador muito vistoso - à excepção dos dois golos ao Porto, para a Taça -, pode bem ser uma mais valia para a equipa encarnada, que tanto precisa de organizadores de jogo.

Às aranhas

É assim que ando nos últimos dias. O volume de informação sobre os novos reforços do Benfica até nem é nada do outro mundo, mas o conteúdo das notícias é de pôr a cabeça de qualquer um a andar à roda.
Vem o Maxi, vem o Assis, vem o Lisandro, pode vir o Mirosevic, pode vir o Karagounis, já não se sabe se o Maxi vem, o Maxi diz que quer vir, o River leva o Maxi para estágio... chiça, isto já cansa. Porque é que eu só vejo tamanha fuga de informação no Benfica, enquanto que os outros andam sossegadinhos a fazer as compras de Natal e só se sabe depois do jogador já ter assinado?

8.1.05

À moda antiga...

O Porto continua a ser comandado com pulso firme. Derlei foi um dos "atrasados" no regresso das férias e, depois de ter sido suspenso e posto a treinar na equipa B, está de partida.
Ao que parece, quem contraria Pinto da Costa é mandado para a Sibéria (ou quase). É este homem que os portuenses querem na câmara?