13.2.05

O Braga-Benfica

Pois é... já começo a ficar irritado com as idas ao futebol. E irritado é só para ser brando! Eu explico: Maio, SLB-Leiria, 0-0; Agosto, Braga-SLB, 1-1; Setembro, SLB-Braga, 0-0; hoje, Braga-SLB, 0-0! Mas que é isto?!? Sempre que vou ao estádio empatamos? E por três vezes dei dinheiro para vir a seco? Mau mau mau... :p :) Por esta lógica, só tenho pena de não ter ido ver o SLB-porcos (que até estava para ir...); é que 0-0 sempre era melhor que 0-1. :p

Bem, mas vamos ao jogo. Sem ter ainda visto qualquer imagem da TV, os meus destaques positivos vão para Alcides, Manuel Fernandes e Petit. Sim, eu sei que já muita gente disse que o Petit não jogou nada e não posso discordar porque talvez tenham tido outra visão que eu não tive. Mas eu vi-o correr muito, lutar sempre pela bola e desarmar muitos adversários. Talvez tenha visto mal ou não tenha visto tudo, mas gostei.
O Alcides entrou nervoso. Complicou o primeiro lance que teve e mostrou insegurança. Mas, na segunda parte, a coisa mudou muito de figura! Que senhor defesa ali estava. O homem ganhou confiança e começou a encher aquela zona toda. Muito boa exibição.
O Manuel Fernandes... bem! Foi o Manuel Fernandes! Excelentes recuperações, grandes passes, pôs a cabeça em água àquele meio-campo do Braga. Segurem o rapaz no Benfica, é de jogadores destes que precisamos para reerguer o clube e a mística. Excelente atitude.

Queria fazer duas observações a Simão e Nuno Assis. O primeiro esteve longe de fazer um grande jogo. Foi peça importante no ataque, mas acabava sempre por entregar mal a bola ou perdê-la quando tentava passar pelo Abel. Ainda assim, não posso dizer que jogou mal. Acho que o Simão não sabe fazer isso.
O Nuno Assis teve muito do jogo do Benfica nos pés, mas acho que nem sempre conseguiu dar-lhe o ritmo que se exigia. Por duas ou três vezes o vi procurar opções rebuscadas em detrimento das simples e, noutras tantas ocasiões, reteve a bola muito tempo, não a fazendo circular com a rapidez necessária. Ainda assim, bom jogo, especialmente na primeira meia-hora, período em que criou muitas jogadas de perigo na esquerda, enquanto Simão teve forças para correr e combinar com o número 15. Tem tudo para ser o maestro que faltava.

Para o fim, fica o negativo. Não gostei do João Pereira. Não acho que, no geral, tenha tido um balanço negativo, mas só porque conseguiu, na seguda parte, fazer algumas arrancadas pela direita, levando o jogo para a frente. Na primeira parte limitou-se a defender e muitas vezes mal. Quando "levou" com o Cesinha pela frente, viu-se o porquê de não ser defesa. Estranhamente, o Braga não explorou a fundo essa potencial vantagem.
Não gostei, também, do Nuno Gomes. Mexe-se muito, é um facto, mas deixa a ideia que se mexe até demais, não estando onde é preciso por estar à procura do jogo noutras zonas. Pessoalmente, acho que não serve para ponta-de-lança isolado no Benfica. Não faz golos e o clube não pode viver com isso. É preciso um homem mais directo, com sentido de baliza, que tente alcançar o golo sem floreados. Um matador, portanto. E a irritação depois de ser substuituído não abona muito em seu favor.
Finalmente, não fiquei muito satisfeito com a entrada de Bruno Aguiar. Acho que o jogador não trouxe nada à equipa e um ponta-de-lança era mais necessário naquela fase, em que o Benfica tinha mesmo de marcar se queria a vitória. Trapattoni não soube ser audaz e a sorte não o protegeu. Não embarco em ondas de lenços brancos, até porque vamos em primeiro, mesmo que à condição, mas acho que os dirigentes do clube deveriam começar a pensar noutro nome para orientar a equipa na próxima época. Num ano "normal", este Benfica não estaria no lugar onde está hoje.

Gostei da moldura benfiquista nas bancadas. Parolos, labregos ou mouros, a verdade é que tomámos conta do estádio e os "braguistas" nunca conseguiram ser superiores. Excelente.

3.2.05

Desforra (?) - parte 2


Pois é, pois é... parece que há coincidências, afinal de contas. Depois de uma vitória surpreendente na Luz, o Beira-Mar vai voltar à cena do crime, desta vez para discutir a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Da última vez, o Sporting tinha vencido o Benfica para o campeonato e acabou eliminado. Esperemos, pois, que o Benfica repita a história e liberte o Beira-Mar deste pesado fardo que é a Taça...
Todos os jogos dos quartos-de-final.

1.2.05

Post em três fases






Andrija Delibasic foi hoje apresentado como jogador do Benfica até ao final da época. O jogador vem por empréstimo do RCD Mallorca, ficando o Benfica com direito de opção para uma eventual aquisição no final da época.
Com Nuno Gomes, Mantorras, Karadas e Delibasic, o Benfica volta a ter quatro avançados mas, na minha opinião, falta um outro para que o sector fique fechado. Com a onda de lesões que tem andado pela Luz, é preferível ter um a mais do que andar a remediar com jogadores de outras posições.
O Sporting empatou em casa com o Vitória de Setúbal, deixando a liderança da SuperLiga nas mãos do Sporting de Braga. Isto reforça a ideia de que este campeonato é, talvez, o mais equilibrado de sempre - se é que ela precisava de reforço... - e vem de encontro ao que escrevi aqui ontem sobre o Braga. É uma oportunidade de ouro que os arsenalistas têm para fazer história. Se
não for este ano, dificilmente será noutro.
Para o Benfica, o resultado dos leões foi bom, obviamente, já que a diferença de um ponto é bem mais fácil de anular do que uma de três. Resta saber se a equipa vai conseguir tirar partido disto. Palpite pessoal: nem por isso...
Víctor Fernandez recebeu "guia de marcha" e já não é treinador dos dragões. Há muito tempo que Pinto da Costa não tinha entre mãos uma situação tão complicada para resolver. Este ano, o Porto vai já para o terceiro treinador, o que diz bem da instabilidade que por lá se vive. O homem de quem se fala é, agora, José Couceiro. O treinador do Setúbal irá
reunir-se ainda esta noite com a SAD azul-e-branca, segundo avançou a RTPN. Couceiro parece, assim, estar na rota para orientar o Porto já no sábado, na deslocação dos dragões ao Estoril (recorde-se que os comandados de Litos impuseram um empate a duas bolas no Estádio do Dragão).
Ferroada pessoal: então, Pintinho? Pensavas que o homem, lá por ter "dado" sete ao Benfica era grande treinador? Pois é... esperemos que não aprendas com os erros.