28.6.05

Revisão da matéria dada - Jornada 1

Começo hoje uma série de posts - 34, pois claro - sobre a SuperLiga 2004/2005. Em cada um deles vou aqui fazer um pequeno filme de cada jornada, realçando os principais protagonistas e resultados e deixando algumas estatísticas. Está, assim, reaberta a temporada.

28 de Agosto de 2004. Belenenses e Marítimo encontram-se no Restelo para o primeiro jogo da primeira jornada da SuperLiga. Carvalhal e Cajuda são os treinadores (portugueses, por sinal) que abrem a competição, mas o 3-0 final a favor dos azuis acabaria por dar um empurrãozinho na saída de Cajuda do emblema madeirense. A rescisão ficou acertada na semana após o jogo.
Na mesma noite, em Alvalade, era a vez do Sporting se estrear, com uma sofrida vitória por 3-2 sobre o Gil Vicente. O barcelense Marcos António abriu o activo com um golo na própria baliza, mas redimiu-se, já na segunda parte, reduzindo a desvantagem dos gilistas para 2-1.
No domingo, 29, realizou-se a maior parte dos jogos. O Estoril assinalou o regresso à categoria principal com um empate caseiro e sem golos ante o Rio Ave, resultado que também se verificou no Moreirense-V.Guimarães. O Setúbal foi a Penafiel vencer por 4-1 (e assumir a liderança da prova), enquanto que o Boavista recebeu e bateu o Nacional por 1-0.
Em Aveiro, no novo Municipal, o Beira-Mar recebia um Benfica acabado de eliminar da Liga dos Campeões, às mãos do Anderlecht. Pensava-se que a equipa de Trapattoni viesse desmoralizada e encontrasse grandes dificuldades para ultrapassar os aveirenses, mas a história do jogo começou a escrever-se de outra forma. Karadas, o norueguês que se estreava com a camisola encarnada no campeonato nacional, fez o primeiro do Benfica na nova época e Petit não lhe quis ficar atrás, elevando para 2-0 quatro minutos depois. Após o descanso, mais quatro minutos passaram e Karadas voltou a facturar, colocando os da Luz numa posição bastante confortável para encarar o resto do encontro. Confortável demais, talvez, já que o Benfica adormeceu e por pouco não foi surpreendido por um Beira-Mar que, entre os minutos 62 e 68, reduziu a desvantagem para a diferença mínima. A equipa de Lisboa acabou o jogo com o coração nas mãos, naquele que seria um fiel retrato da época que então começava - ou seja, ter uma boa vantagem, deixá-la escapar e chegar ao fim na frente, mas com o adversário a morder os calcanhares.
Para fechar a jornada, faltavam dois encontros: o Académica-Sp.Braga, que se realizou no dia seguinte e terminou com empate a dois (com um 'bis' de Ricardo Fernandes) e o F.C.Porto-U.Leiria, que apenas teria lugar a 22 de Setembro, por força da final da Supertaça Europeia, que os dragões disputaram (e perderam...) a 27 de Agosto, no Mónaco, frente ao Valência. No Estádio do Dragão, portistas e leirienses não foram além de uma igualdade a um golo, resultado que deixava já transparecer as dificuldades que os azuis-e-brancos sentiriam ao longo de toda a época.

21.6.05

O mister e os reforços

O SLBlog tem passado por um relativo abandono, bem espelhado na ausência de posts sobre a contratação do treinador e os reforços de que por aí se tem falado. Vamos por partes.


Em primeiro lugar, destaque - e naturais parabéns - ao Tiago Monteiro, que levou a bandeira portuguesa pela primeira vez a um pódio da Fórmula 1. As condições em que a corrida se realizou são por demais conhecidas, mas o piloto português não tem qualquer culpa na desistência dos 'clientes' da Michelin. Alinhou, fez o que lhe competia e, não podendo bater-se com os Ferrari, geriu brilhantemente o esforço do seu Jordan e terminou em terceiro, com mais de meio minuto de vantagem sobre o companheiro de equipa. É um feito assinalável e deixa-nos a pensar onde poderia Tiago Monteiro chegar com um carro mais competitivo. Quem sabe se para o ano...


No que ao Benfica diz respeito, Koeman foi então apresentado como sucessor de Trapattoni, ficando assim com a difícil tarefa de dar seguimento ao trabalho do italiano.

Koeman nasceu a 21 de Março de 1963 em Zaandam, na Holanda, e estreou-se como futebolista no Groningen. Ajax, PSV e Barcelona foram os passos seguintes da sua carreira, a qual terminaria ao serviço do Feyenoord. Pelo caminho, conquistou duas taças dos Campeões Europeus, quatro campeonatos da Holanda e outros tantos de Espanha, bem como uma Taça do Rei, no país vizinho. Ao serviço da selecção, o defesa-central sagrou-se campeão europeu em 1988.
Koeman estreou-se nas lides técnicas em 1997, como adjunto de Guus Hiddink na selecção holandesa. Repetiu o cargo no Barcelona de Van Gaal e, em 2000, tornou-se treinador principal do Vitesse, terminando a época em quarto lugar. A meio da temporada seguinte transfere-se para o Ajax (onde substitui... Co Adriaanse) e conquista a dobradinha, voltando a sagrar-se campeão dois anos depois, em 2004. Abandona o clube de Amesterdão em Fevereiro deste ano.

Com um plantel ainda manifestamente curto em quantidade e limitado em qualidade, recai sobre Koeman a responsabilidade - quase obrigação - de revalidar o título nacional, conquistar a Taça e fazer boa figura na Liga dos Campeões (penso que os quarto-de-final são o objectivo mais adequado à presente condição do Benfica). Não se adivinha uma tarefa fácil, tanto mais que os adeptos encarnados - nós, portanto - não primam pela paciência, como Trapattoni pôde comprovar. No entanto, a massa associativa deverá encontrar em Koeman um estilo de jogo mais entusiasmante do que aquele que a "velha raposa" mostrou na Luz. Apesar disso, e como bem pudemos comprovar na época passada, o objectivo primordial da equipa deve ser amealhar os três pontos, acima de qualquer grande exibição ou vitória moral.


Para ajudar na luta por esse objectivo, o Benfica reforçou-se com Beto (ex-Beira-Mar) e Anderson (ex-Corinthians), nomes aos quais se juntou, há poucos dias, o do russo Karyaka, após alguma indefinição sobre o seu futuro. O médio de 27 anos, proveniente do FC Krylya Sovetov Samara e presença habitual na selecção do seu país, apontou 17 golos na época passada e transfere-se agora para a Luz por quatro temporadas, custando ao Benfica algo como 1 milhão de euros.

No que respeita a novos nomes para o Benfica, prefiro esperar para ver apresentações do que andar a discutir características e possível utilidade de jogadores que podem nem cá pôr os pés! Espero, isso sim, ter tempo para actualizar o blog mais vezes.

5.6.05

Ainda falta timoneiro

Com o mercado de contratações em pulvurosa, o lugar mais importante da equipa benfiqusta ainda não está preenchido.
A Raposa voltou para a sua toca, e deixou os dirigentes do Benfica com mais uma contratação de peso para selar. V&V já assumiram que o novo técnico não será português, eliminando nomes como Humberto Coelho, Vitor Pontes ou Manuel Cajuda.

Os homens de quem se fala podem encontrar-se numa qualquer capa de diários desportivos: Camacho, Le Guen, Koeman, Irureta, Bielsa, etc. Estes são os mais ventilados, mas não os únicos! Aliás, não sei onde vão desencantar tanto treinador de futebol desempregado...
Pelos vistos, opções não faltam, e Luís Filipe Vieira já anunciou saber o nome eleito. Não quis foi concretizar, para já.

Mais uns diazitos para especular outra meia-duzia de treinadores dispostos a levar o Benfica à Liga dos Campeões.
E já agora, porque não?, vender mais uns jornais...

P.S.: Aceitam-se apostas!

3.6.05

Beto assinou e Diego pode estar a caminho



Beto, ex-jogador do Beira-Mar, assinou com o Benfica um contrato válido para as próximas três épocas. Beto vem reforçar as opções para a linha média do próximo treinador encarnado, competindo directamente com Petit e Manuel Fernandes por um lugar no onze. O médio brasileiro de 28 anos chegou a Portugal para representar o Paços de Ferreira, clube que trocou pelos auri-negros na temporada passada. A sua ida para o Benfica representará, por certo, a saída de um compatriota seu. Com Petit e Manuel Fernandes na linha da frente para titularidade e Bruno Aguiar como provável substituto, Paulo Almeida e Everson são os candidatos a fazer as malas. Penso que Paulo Almeida deve ser o escolhido. Everson quase não teve oportunidade de jogar, mas Paulo Almeida fez várias exibições de fraco nível que podem pesar bastante na hora da decisão.


(clique para ampliar)

Este é o primeiro reforço do Benfica 2005/2006 e, pelo que se diz, o próximo não deve tardar. O brasileiro Diego, do Fluminense (à direita na foto), também ele um médio, pode estar prestes a ingressar no clube da Luz, conforme avançou o próprio.

2.6.05

Boatos Incendiários I

Prezado público: estamos no defeso. Esta é aquela época do ano em que qualquer sussuro de um dirigente desportivo é motivo para 4500 caracteres num diário desportivo (e acreditem que é um bom bocado!). Daqui até à primeira jornada de 2005/2006 centenas de nomes irão surgir nos jornais como jogador deste e, depois, acabarão por assinar pelo outro. Desconfio até que vão surgir nomes de indivíduos que ninguém sabia que jogavam futebol. Mais ainda: nomes de tipos que nem eles próprios sabiam ser jogadores de futebol! Enfim, é essa a alegria do defeso... quem nunca se esparramou na areia com A Bola em riste, sonhando com aquela equipa-maravilha para a a próxima época? Defeso, a temporada em que todos os sonhos estão a 70 cêntimos de distância...
Posto isto, acho que tem alguma pertinência e faz até sentido abrir uma nova série de posts majestosamente baptizada de "Boatos Incendiários". Como prevejo que eles (os boatos) venham a ser mais que as mães, nem me vou dar ao trabalho de numerar qualquer outro para além deste. Deixo-vos então, sem mais demoras, com o primeiro de uma série de textos que promete fazer jus ao nome da rubrica:

«Figo no Benfica



A longa amizade que existe entre Luis Figo e José Veiga foi a chave do négocio .Figo vai assinar por 2 anos mais um de opção.O projecto do Sport Lisboa e Benfica reúne todas as condições de sucesso: Figo para a Liga millionaria. O salário do jogador será pago pelo novo patrocinador, a PT. Este reforço de peso será umas das armas para o projecto do novo Cartão Benfica, a anunciar na próxima quinta-feira, dia 2 de Junho»

(lido algures no fórum do SL-Benfica.com)